Utilisez des cookies pour garantir la meilleure expérience utilisateur sur notre site Web.
Si vous continuez à utiliser ce site sans modifier la configuration, supposez que vous acceptez son utilisation. Vous pouvez obtenir plus d'informations, consultez notre politique de cookies.

close
As aves e o calor

As aves e o calor

SINTOMAS DE UM GOLPE DE CALOR EM AVES

  1. Temperatura corporal elevada

Se a temperatura ambiente for superior a 26 ºC, as aves começam a entrar em stress térmico.

Se não procurar uma solução e não agir de modo a reduzir essa temperatura, é provável que esta aumente rapidamente e provoque um golpe de calor nas aves.

Verificar a temperatura das aves quando a temperatura ambiente é elevada é uma boa forma de detetar este problema.

  1. Respiração ofegante e movimentos erráticos

Um dos primeiros sintomas do golpe de calor em aves são os movimentos erráticos. Estes movimentos são iniciados com o objetivo de procurar uma zona com sombra e frescura, mas estes variam e podem surgir outros movimentos confusos:

A ave fica com as penas coladas ao corpo e as asas abertas tentando baixar a sua temperatura corporal.

Respira com o bico aberto para inspirar mais oxigénio.

  1. Tremores e convulsões

O sintoma mais grave surge quando começam a apresentar tremores e convulsões. Trata-se de um momento crítico, pois significa que a ave está prestes a perder os sentidos. É necessário refrescar a ave imediatamente, mas sem provocar um choque térmico.




PROTEJA AS SUAS AVES DE UM GOLPE DE CALOR

Para evitar chegar a esta situação, devemos tomar medidas para aumentar as hipóteses de sobrevivência do animal, sobretudo no verão e em zonas particularmente quentes.

  1. Esteja atento às previsões meteorológicas 

É a melhor forma de evitar um golpe de calor, sobretudo se sair de casa ou se as aves ficarem sozinhas. Desta forma, poderá adaptar a sua localização para evitar uma forte exposição ao sol.

Lembre-se que também não é conveniente que apanhem a frescura direta de um ventilador ou aparelho de ar condicionado.

  1. Água fresca 

Deixe as suas aves com bastante água fresca para evitar a desidratação. Coloque água em mais do que um ponto; não arrisque a que seja insuficiente para a sua ave. A sua ave pode entornar o bebedouro e ficar sem água mais cedo do que o previsto.

  1. Refresque as suas aves

Nos dias em que a temperatura exceda os 26 ºC, pode pulverizar a ave com água, sempre de forma segura e sem deixar a ave exposta a correntes de ar.

Também pode renovar a água onde tomam banho e baixar as persianas.

 

Todos los comentarios