
Agapornis: Descubra os 5 principais cuidados a ter com a sua ave.
Os agapornis, também conhecidos como “inseparáveis”, tal como os papagaios e os periquitos, pertencem à família de aves dos psitacídeos.
Estes são assim conhecidos porque desenvolvem um vínculo muito forte com os seus parceiros/as. Estas aves são originárias de África, pelo que necessitam de um clima quente para viver.
Como todas as aves, esta raça apresenta algumas particularidades que é necessário ter em conta para que possam crescer e viver muitos anos. Continue a ler para as conhecer!
-
Dê-lhes companhia e carinho
Como já referimos, os agapornis criam vínculos muito fortes e necessitam constantemente de companhia. Se um dos membros do casal morrer, é necessário substituí-lo o quanto antes. Se pretender criar grupos mais numerosos, procure sempre que possam criar casais.
Trate-os sempre com carinho e tranquilidade. Deste modo, serão os melhores amigos!
-
Deixe-os voar
Estas aves necessitam de um pouco de liberdade. Abra a gaiola uma vez por dia (mantenha as janelas fechadas!). Assim, poderão esticar as patas, esvoaçar e explorar. Adoram a música e brincar!
-
Colocar a gaiola no exterior ou perto de uma janela
A luz é fundamental para as aves. Se estiver bom tempo, leve-as para o jardim para que possam respirar ar fresco e, quando as temperaturas descerem, coloque-as dentro de casa, mas sempre perto de uma janela.
-
Comida e água fresca
É muito importante que disponham sempre de água fresca na gaiola. No verão, certifique-se de isto acontece. Mude a água todos os dias para que não fique estagnada e não surjam bactérias.
Quanto à alimentação, existe uma grande variedade de produtos específicos para agapornis. O ideal é complementar a dieta com minerais e vitaminas. De vez em quando, dê-lhes restos de fruta e vegetais, mas com moderação.
-
Brinquedos
Os agapornis necessitam de estímulo constante. Não se esqueça de lhes providenciar brinquedos! Também pode colocar raminhos dentro da gaiola para que possam saltar e desgastar as unhas e o bico.
A JardinPet espera que estes conselhos lhes sejam úteis para o cuidado dos seus agapornis. Se tiver outras ideias, partilhe-as connosco nos comentários!
Todos los comentarios